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Coordenação Pedagógica e de Curso

A área de Coordenação Pedagógica é responsável pelo suporte didático-pedagógico do processo de ensino e aprendizagem. O Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica é designado pelo Coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico, atendidas as exigências previstas nas Deliberações do Ceeteps.

Caberá a este profissional, além do previsto em documento próprio do CEETEPS, as seguintes atividades:

  • Implementar, executar, coordenar e avaliar, de acordo com as orientações do diretor, o Projeto Político-Pedagógico;
  • Promover a formação continuada dos docentes;
  • Coordenar atividades pedagógicas;
  • Orientar ou assistir o docente individualmente ou em grupo;
  • Articular e coordenar as ações para viabilizar os conselhos de classe;
  • Participar de bancas de processo seletivo e concurso público com o intuito de avaliar os candidatos quanto ao procedimento pedagógico;
  • Gerir, em conjunto com os demais coordenadores e docentes, os principais indicadores de desempenho dos cursos para melhoria contínua dos resultados pedagógicos e de formação profissional.

 

Para maiores detalhes sobre as atribuições, sobre o processo de indicação, designação, dentre outros itens referentes ao Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica que não constam neste texto, consulte o Regimento Comum das Etecs.

Histórico de ocupação

2010 – 2012: Prof.ª Márcia Maria da Cunha Gonçalves;
2013 – 2016: Prof.ª Márcia Maria da Cunha Gonçalves;
2017 – 2020: Prof.ª Silmara Saraiva Marques;
2021 – 2024: Prof.ª Vanessa Balbão Ferreira;
2025 – atualmente: Prof.ª Elisângela Gimenes Aragão.

Prof.ª Elisângela Gimenes Aragão

Coordenador(a) Pedagógico(a)

Coordenação de curso

O Professor Responsável pela Coordenação de Curso tem as ações destinadas ao planejamento, o acompanhamento, a avaliação e o registro das atividades técnicas e pedagógicas dos cursos vinculados ao Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, além da otimização dos recursos disponíveis para os cursos que lhe são afetos.

Conforme publicado pela Deliberação CEETEPS 19, de 16-07-2015, são atribuições do Coordenador de Curso:

  • Participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Plano Plurianual de Gestão (PPG);
  • Coordenar o desenvolvimento do trabalho docente, assegurando o alinhamento entre os Planos de Trabalho Docente com o Plano de Curso e Diário de/da Classe, sendo o último em periodicidade semanal;
  • Orientar e acompanhar a programação das atividades de recuperação e de progressão parcial, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional;
  • Coordenar as atividades vinculadas ao estágio supervisionado, garantindo o pleno desenvolvimento da formação profissional;
  • Orientar, acompanhar e gerenciar a atuação dos Auxiliares de Docentes, de forma a organizar, preparar e auxiliar o desenvolvimento das aulas práticas nos ambientes didáticos;
  • Manifestar-se, quando convocado, sobre pedidos de aproveitamento de estudos, bem como sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação discente, de acordo com as Deliberações expedidas pelo Conselho Estadual de Educação;
  • Participar das atividades destinadas a propor e/ou promover cursos extracurriculares de curta duração, palestras e visitas técnicas;
  • Avaliar o desempenho dos Docentes e Auxiliares de Docentes sob sua coordenação;
  • Assessorar a Direção em suas decisões sobre matrícula e transferência, agrupamento de alunos, organização de horários de aulas e calendário escolar, em conjunto com o Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional;
  • Integrar bancas de processo seletivo e concurso público e certificação de competências, realizando a avaliação técnica dos candidatos;
  • Acompanhar o cumprimento das aulas previstas e dadas e das reposições/substituições quando houver, no curso que coordena, informando a Direção regularmente;
  • Supervisionar e coordenar o planejamento e a execução dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), juntamente com os professores encarregados da orientação dos alunos;
  • Integrar o Conselho de Escola;
  • Propor a pesquisa, estudos e análise das tendências de mercado e inovações no campo das ciências e tecnologias, promovendo reformulações curriculares que incorporem avanços e atendam as demandas do mundo do trabalho;
  • Elaborar a programação das atividades de sua área de atuação, assegurando a articulação com as demais áreas da gestão escolar;
  • Promover reuniões de curso, de acordo como Calendário Escolar homologado, para alinhar e refletir sobre indicadores de desempenho, processo de ensino-aprendizagem, organização das aulas práticas e demais estratégias de ensino do(s) curso(s).
Horários da coordenação

Horários em definição