A Direção é o núcleo executivo encarregado de administrar as atividades da ETEC e será exercida pelo Diretor de Escola Técnica e pelos responsáveis pelos setores de serviços (administrativo e acadêmico), pelo Assessor Técnico Administrativo I, pelo Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica, e pelo Professor Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional.
O Diretor de Escola Técnica tem como atribuição:
- Garantir as condições para o desenvolvimento da gestão democrática do ensino, na forma prevista pela legislação e neste Regimento;
- Promover a elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
- Coordenar a elaboração, o acompanhamento, a avaliação e o controle da execução do Plano Plurianual de Gestão;
- Gerenciar os recursos físicos, materiais, humanos e financeiros para atender às necessidades da escola a curto, médio e longo prazos;
- Coordenar o planejamento, execução, controle e avaliação das atividades da escola com o objetivo de garantir a melhoria dos processos;
- Garantir o cumprimento dos conteúdos curriculares, das cargas horárias e dos dias letivos previstos na legislação vigente, e os meios para a recuperação de alunos de menor rendimento e em progressão parcial, seja ela na forma presencial ou virtual;
- Assegurar o cumprimento da legislação, bem como dos regulamentos, diretrizes e normas emanadas da administração superior e da Administração Central do CEETEPS;
- Expedir diplomas, certificados e outros documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e exatidão;
- Promover estudos fundamentados por indicadores institucionais e gerenciar ações visando à oferta de cursos e seu contínuo aprimoramento, assim como de programas, dos recursos físicos, materiais e humanos que compõem a escola;
- Administrar e responsabilizar-se pelo patrimônio do CEETEPS, observadas as normas e diretrizes legais e infralegais aplicáveis, fomentando estratégias para controle, manutenção, preservação e desfazimento dos bens inservíveis;
- Promover ações para a integração escola-família e comunidade-empresa, apoiado em indicadores de fontes reconhecidas;
- Coordenar a elaboração de projetos, submetendo-os à aprovação dos órgãos competentes, acompanhar seu desenvolvimento e avaliar seus resultados;
- Criar condições e estimular experiências inovadoras para o aprimoramento do processo educacional;
- Integrar as ações dos serviços prestados pela escola; Criar procedimentos que favoreçam a comunicação e o fluxo de informações junto à Comunidade Escolar;
- Convocar para as reuniões ordinárias e extraordinárias, de forma presencial ou virtual, os representantes dos órgãos colegiados discentes, docentes, servidores e membros dos demais segmentos da comunidade escolar;
- Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
Para maiores detalhes sobre as atribuições, sobre o processo de indicação, designação e recondução, dentre outros itens referentes à Diretoria de Escola Técnica que não constam neste texto, consulte o Regimento Comum das Etecs.
Histórico de ocupação
2010 – 2012: Prof.ª Silvia Regina Fioravanti (Pro Tempore);
2013 – 2020: Prof.ª Silvia Regina Fioravanti;
2021 – atualmente: Prof.ª Maria Paula Rosa.