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Sobre a Unidade

A Escola Técnica Estadual de Santa Rosa de Viterbo, criada através do decreto 55.681 em 07 de abril de 2010, é uma instituição de ensino médio e técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (CEETEPS), localizada no município de Santa Rosa de Viterbo, no interior do estado de São Paulo. A unidade oferece diversos cursos técnicos gratuitos modulares e integrados ao ensino médio, que atendem alunos residentes no município e de cidades vizinhas como São Simão, Tambaú e Cajuru.

Atualmente oferecemos diversos cursos na área de gestão e negócios, informação e comunicação e ambiente e saúde, que estão distribuídos em cursos modulares e cursos integrados ao ensino médio, que podem ocorrer durante o período da manhã, tarde e noite (consulte o horário e disponibilidade dos cursos com a secretaria). Para mais informações sobre os cursos oferecidos pela nossa unidade, consulte-os através da aba “Cursos”, disponível em nosso site.

Um pouco da história

Santa Rosa de Viterbo é um município paulista, com pouco mais de 26.960 habitantes localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Cidade de importantes expoentes culturais tem como expressivo representante o jornalista José Hamilton Ribeiro, autor de quinze livros derivados de suas reportagens, sendo o primeiro, “O Gosto da Guerra”, sobre a Guerra do Vietnã, que fez para a revista Realidade em 1968. Escreveu também para a Revista Quatro Rodas, para o jornal Folha de São Paulo e apresentou os programas: Globo Repórter, Fantástico e por último, o Globo Rural, do qual é repórter e editor.

A cidade de Santa Rosa de Viterbo nasceu da formação de um povoado junto ao Córrego da Lagoa, então pertencente ao município de São Simão, na segunda metade do século XIX. Na década de 1890, o empresário Henrique Santos Dumont, o “Rei do Café” e irmão de Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação” comprou várias fazendas da região para constituir a Fazenda Amália, fato que deu impulso econômico ao povoado. Ele trouxe imigrantes italianos para trabalhar em sua fazenda, alojados em colônias distribuídas por suas terras.

Parte dos imigrantes italianos desviou-se do rumo da lavoura e instalou-se no pequeno povoado do Bairro da Lagoa, construindo a primeira capela, que passou a ser o novo centro do desenvolvimento do povoado, influenciando decisivamente na formação cultural da população.

Elevado à vila no início do século XX, em 1910, o povoado foi desmembrado para formar o município de Ibiquara, que mudaria de nome três vezes, até ser definitivamente chamado de Santa Rosa de Viterbo em 1948.

O Município entrou no novo milênio com uma significativa qualidade de vida, mas a falta de uma política de emprego coerente levou-o a mergulhar numa profunda crise a partir da década de 2010. Em 2015, após um século de existência, a Usina Amália, o motor econômico da cidade, parou de funcionar, deixando uma sombra de incertezas sobre o povo santa-rosense.

Nesse ínterim, em 07 de abril de 2010, foi oficialmente criada a Escola Técnica Estadual de Santa Rosa de Viterbo, pelo Decreto nº 55.681, oferecendo os cursos técnicos de Comércio e Redes de Computadores, com a incorporação de uma classe descentralizada da Etec 074, com o curso de Administração em andamento no 2º módulo.

A cidade precisava de mão de obra qualificada e a Etec surgiu com essa missão. Sua instalação exigiu muitos esforços políticos e institucionais e, no dia 19 de fevereiro de 2010, foi firmado um convênio de cooperação técnico-educacional entre o CEETEPS e o município de Santa Rosa de Viterbo, objetivando a expansão da educação profissional gratuita de nível técnico.

Em decorrência da crise econômica pela qual o Município atravessava, no ano de 2013, algumas dificuldades foram encontradas, uma vez que, devido a graves problemas orçamentários, as obras de adequação do espaço físico da escola foram paralisadas. A Direção da escola, junto ao Prefeito Municipal, em reunião com a Superintendente Profª Laura Laganá, optou pela transferência imediata do prédio para o Centro Paula Souza, procedimento que levou vários anos até a sua conclusão em meados de 2023, pois houve a necessidade de se fazer o desmembramento da área e emenda à Lei Orgânica do Município, o que tornou moroso o processo.

Superados os primeiros obstáculos, a Unidade de Ensino, vem melhorando seus indicadores ano após ano e goza de credibilidade, respeito e reverência da população local. Representa um importante segmento de qualificação profissional, com ex-alunos proativos e empreendedores ocupando importantes postos no mercado de trabalho local.

Atualmente Santa Rosa de Viterbo tem uma excelente qualidade de vida. Com 99,3% de esgoto tratado, 94,4% de arborização de vias públicas e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acima da média nacional. O Município conta ainda com um relevante parque fabril, com produção de ácido cítrico, papel e embalagens, compressores, móveis e pequenas funilarias, além de um forte comércio local, o que oferece à Etec diversas vertentes de habilitação profissional.

Atualmente povoada em sua maioria por mineiros que vieram do Sul de Minas, Santa Rosa de Viterbo é uma cidade acolhedora e com reconhecido potencial turístico, pois dentre outras expressões culturais, mantém viva a tradição das Companhias de Reis, cujo encontro anual, reúne mais de 40 companhias, fomentando a alegria e o fortalecimento das raízes culturais da população, marcas registradas do povo santa-rosense.

Promover formação técnica de qualidade
para atender o mercado de trabalho
local e regional.

Manter-se como referência em qualidade de
ensino, contribuindo para o desenvolvimento
econômico e tecnológico da região.

Tratamento atencioso à comunidade;

Respeito à diversidade, valorização da
subjetividade e promoção da inclusão;

Valorização da equipe para propiciar
maior qualidade no ambiente de trabalho;

Organização e conservação dos ambientes
e equipamentos;

Compromisso com gestão democrática
e transparente;

Objetivos

Tratamento atencioso à Promover a formação integral de cidadãos conscientes, críticos e atuantes na sociedade, por meio da investigação, desenvolvimento e apresentação de projetos interdisciplinares que abordem temas relevantes da atualidade. Projetos atrelados: Jornada da Cidadania e Pasta de Reportagem;

Proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado imersiva e contextualizada, por meio da visita técnica a um local relevante para a sua formação, complementando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula;

Acompanhar sistematicamente os resultados obtidos pelos alunos, devolvendo aos mesmos, ferramentas de recuperação, para a garantia do sucesso da aprendizagem e permanência escolar.

Possibilitar aos nossos alunos o acesso a conteúdos específicos do mundo dos negócios, desenvolvendo um potencial empreendedor.

Promover ações que possibilitem manter o ótimo clima organizacional entre toda a comunidade escolar.

Promover a engajamento da comunidade na melhoria da qualidade de ensino na escola, por meio da implementação de um programa de trabalho voluntário, com foco em oficinas, aulas de reforço, atividades artísticas, esportivas e administrativas.